terça-feira, 8 de abril de 2014

Projeto Móbile, uma trajetória de pioneirismo em planetários móveis.

O Projeto Móbile surgiu nos idos de 1999, por uma iniciativa de Lílian Mansk, iniciando ali uma história que já perdura 15 anos. Como todo ínicio, para o planetário Móbile não foi diferente, visto que se deu em um período onde os planetários móveis eram visto com uma certa reserva, quando equiparados com os planetários fixos.

As cúpulas infláveis eram muito rudimentares, e os sistemas de projeções - ainda em um período de desenvolvimento - também tinham muito a evoluir. Curiosamente o primeiro equipamento usado - Starlab - para projetar as estrelas ainda hoje mantém a sua eficiência e fidelidade ao projetar as estrelas, fato atestado pelos planetaristas .
Os conteúdos complementares - características e movimentos dos planetas, lua e o sol  eram feitos á base do bom e velho projetor de slides, hoje substituídos por projeção digital.

Inicialmente, o Projeto Móbile atendia com apresentações em escolas e shopping centers, expandindo logo depois para empresas e eventos como convenções, feiras de ciências e afins.
A interação com o público sempre foi uma carcterística do Planetário Móbile, assim como a imersividade dentro e fora da cúpula.




Seguimos redescobrindo novas formas de proporcionar mais conforto para o público, tornando cada sessão uma experiência de contato com a astronomia, e por que não dizer com os segredos do universo?


Planetário Móbile, o Céu é aqui!
Nos últimos anos, a palavra da vez é a mobilidade, é estar presente, exatamente como o slogan diz " Não importa a distância, o Planetário vai até você!"
Estivemos frequentemente em diversas cidades da região Sul e Sudeste, devido a proximidade de nossa base, e na região Nordeste e Centro-oeste as vistas que fizemos foram cheias de surpresas, e carregadas de saudades pelas histórias que voltaram na bagagem de nossos monitores e planetaristas, afinal ir até uma cidade também significa voltar com ela.
Aliás, as histórias que voltam trazem a pluralidade e diversidade do Brasil, seja nos costumes observados, seja nos problemas presentes na vida das pessoas, as dificuldades de locomoção e acesso encontradas quando se desloca para cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.
Porto de Santarém. 

Atendimento em  Parintins



As fotos acima, são o registro de uma viagem à ilha de Parintins, no Amazonas, em outrubro de 2013, quando levamos o Planetário Móbile para atender ao Nepa, Núcleo de Estudos e Pesquisas de Astronomia na Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Exército Brasileiro auxiliando na Transamazônica
Caminhões parados por conta das más condições da "BR 163"

Também estivemos no Amapá, por conta do Equinócio da Primavera.
Monumento ao Equinócio, em Macapá



Nenhum comentário:

Postar um comentário